TEXTOS OTIMIZADOS

Textos otimizados – melhores resultados para o seu blog

A ideia de manter um blog atualizado que prospecte novos clientes e/ou patrocinadores a uma empresa de produtos ou serviços tem demonstrado resultados muito interessantes e convidativos e é a partir daí que a otimização do conteúdo publicado tem se mostrado tão importante.

Em um ambiente virtual cuja concorrência por espaço tem se tornado cada vez mais acirrada, otimizar o conteúdo do seu blog é não somente importante, como também fundamental.

 O QUE É OTIMIZAÇÃO DE CONTEÚDO

A otimização de conteúdo faz parte de uma série de técnicas intituladas SEO (do inglês search engine optimization, ou otimização da engenharia de busca), que visam a produção de uma página de conteúdo que atenda aos requisitos apreciados pelos mecanismos de busca.

Os conteúdos otimizados em SEO visam aparecer nas primeiras posições de busca do Google e de outros mecanismos, logo abaixo dos anúncios pagos (aqueles que ocupam o topo da página do Google e que exibem um aviso de “anúncio” em amarelo).

Ao contrário dos anúncios pagos, os conteúdos em SEO não pagam pela sua posição na página do Google, sendo bem localizados, exclusivamente, pela qualidade do seu conteúdo. A estes posicionamentos não pagos, dá-se o nome de resultados de busca orgânica.

Para compreender a importância de um bom posicionamento na busca orgânica, basta que você faça uma análise de suas próprias experiências de busca. Ao procurar no Google por uma informação, notícia ou resposta de uma dúvida, em quais páginas você prefere clicar? Nas que exibem o aviso de “anúncio” ou nas que não parecem ser propaganda?

É comum que, nestes casos, nossos olhos nem se recaiam sobre os anúncios pagos; a estes, só damos atenção quando estamos decididos a comprar um produto/serviço específico.

ALGUMAS DICAS DE OTIMIZAÇÃO

  1. A apuração das palavras-chave ideais para o seu conteúdo é fundamental. O que o seu público-alvo busca? O que é interessante para ele? Como ele procuraria tal informação no Google? Neste momento, a opção da contratação de uma agência de conteúdo que oriente tal apuração pode ser bastante válida.
  1. Crie um título chamativo e bastante claro quanto ao assunto do texto.
  1. Capriche no conteúdo! Informações novas e interessantes podem cativar seu leitor, incentivando-o a interagir e, até mesmo, compartilhar seu conteúdo.
  1. Dentro do texto, crie links para outros conteúdos do seu blog, incentivando o usuário a navegar pela sua página.
  1. Se certifique de deixar botões de curtidas e compartilhamento em redes sociais bastante visíveis no começo e no fim do texto.

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